Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Poesia X Arte


As Borboletas

(Vinicius de Moraes)

Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas

Brincam
Na luz
As belas
Borboletas

Borboletas brancas
são alegres s francas.
As azuis
gostam muito de luz.

As amarelinhas
São tão bonitinhas!

E as pretas, então ...
Oh, que escuridão!
Trabalharemos nesta etapa, Romero Brito, e o poeta Vinicius de Moraes. Se olharmos bem para a borboleta da experiência vamos perceber que Romero Brito, já observava muito a natureza. Vinicius de Moraes também observou a beleza das borboletas e escreveu, Romero desenhou e usou as cores. Não é fantástico. Construiremos a Linha do Tempo, com todas as fases. Pesquisa e leitura do blogger para ver como está bonito este trabalho.

Atividades da História do João e o Pé de Feijão






Procurei no mundo virtual e encontrei estas atividades. Tenho certeza que ajudarão muito para a alfabetização dos meus alunos do 3º ano. Olhe como a tecnologia pode ser pedagógica, eu não acreditava que seria possível. Copiando e recriando.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

João e o Pé de Feijão


Projeto de leitura que será realizado pela Prof.ª Agnes com ajuda da Prof.ª Márcia ( Informática) estamos tentandofazer um e-book. Virão as experiências ( Ciências ), Leituras e produção de textos ( Língua Portuguesa ), trabalho com os alunos na sala de informática. Assim tentarei a interdiciplinariedade ainda com as disciplinas de Matemática, Geografia e História, contextualizando os assuntos com o planejamento do 3º ano.


quarta-feira, 31 de março de 2010

Seis borboletas estão livres para voar

Enquanto soltávamos três borboletas, percebemos que numa folha seca dentro do berçário, estava nascendo mais uma, da mesma espécie e da mesma cor. No total coloquei seis taturanas e se transformaramem seis borboletas. Foi incrível!!!! " O que mais me imprecionou é que depois de muitos anos tentando a experiência deu certo".( Prof.ª Agnes.

Fatos Interessantes

Estes fatos merecem atenção. São descobertas de crianças.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Jejum na Quaresma


jejue de julgar os outros e descubra Jesus que vive neles.
Jejue de palavras que ferem e farta-se de frases que purificam.
Jejue de descontentamentos e viva cheio de gratidão.
Jejue de pessimismo e encha-se de esperança e otimismo.
Jejue de preocupações e satisfaça em confiança em Deus.
Jejue de rancores e encha-se de atitudes de reconciliação.
(...)
Se vivermos este jejum, nossos dias se irão imundados de paz, de amor, de confiança. Um ótimo jejum para todos!
Feliz Páscoa!

Última etapa da experiência


Hoje, quando entramos na sala de aula já avistamos no berçário, três borboletas recém- nascidas. Ainda não estavam prontas, demos um tempo para elas e fomos para fora da escola soltá-las. No momento que três borboletas treinavam seus primeiros ensaios para voarem, nasceu mais uma, e a última nasceu durante o recreio. Percebemos que estavam molhadas e há algumas gotas de algum líquido em suas asas. Depois do almoço, as duas últimas estavam prontas para voarem. Saíram em direção do belíssimo céu azul.



domingo, 28 de março de 2010

Curiosidades, Estudos.

Estamos pensando de estudar a metamorfose da cigarra. Gostaria de saber se alguém já conseguiu evidencias para comprovar este fato como experiência na sala de aula. Preciso de ajuda.

Estudar o bicho da seda. Achei muito interessante. Mas só tenho uma foto desse bichinho tão fofinho.

Libélula... Inseto que combate a proliferação do mosquito da dengue.

Formigas ... vida fascinante.

Fazendo este tipo de estudo fica divertido , e podemos usar interdisplinariedade. Poesias, produção de texto a partir daquilo que visualizamos, leituras por que desperta muita curiosidade.